sábado, 10 de novembro de 2007

Saiba mais sobre a DIABETES

Por Daiane Balardin



A Diabetes Mellitus é uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características. O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente, como quando se instala lentamente. Existem cerca de 200 milhões de diabéticos no mundo. Deste número, 10 milhões são brasileiros, sendo que 5% são crianças, ou seja, 500 mil.



Principais tipos de Diabetes Mellitus:
DIABETES TIPO 1 (DM1): é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Isso acontece por engano porque o organismo as identifica como corpos estranhos. A sua ação é uma resposta auto-imune. Este tipo de reação também ocorre em outras doenças, como esclerose múltipla, Lupus e doenças da tireóide.


DIABETES TIPO 2 (DM1): sabe-se que o diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Uma de suas peculiaridades é a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea. Esta é uma anomalia chamada de "resistência insulínica". O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Outras vezes vai necessitar de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina.


COMPLICAÇÕES CRÔNICAS: o tratamento correto do diabetes significa manter uma vida saudável, evitando diversas complicações que surgem em conseqüência do mau controle da glicemia. Afinal, como se sabe, o prolongamento da hiperglicemia (altas taxas de açúcar no sangue) pode causar sérios danos à saúde.



O QUE É A INSULINA: é o hormônio responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), ao promover o ingresso de glicose nas células. Ela também é essencial no consumo de carboidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lipídios (gorduras).




A CURA DA DIABETES: uma cirurgia no intestino é a esperança na cura da doença. A cirurgia da diabetes combina simplicidade e engenhosidade. A cirurgia são pequenas modificações na anatomia do intestino delgado, que regula a produção de insulina no pâncreas e, com isso, restaura as taxas de glicemia aos níveis normais. Com essa cirurgia os médicos conseguem reverter a diabetes.

Nenhum comentário: