sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Saiba mais sobre a INTOLERÂNCIA E ALERGIA A LACTOSE

Por: Rodrigo Nascimento

O homem é o único mamífero que utiliza leite de outras espécies animais em sua alimentação, dos quais o da vaca é o mais comum. Presente em boa parte dos alimentos que as pessoas consomem o leite animal pode causar problemas de alergia ou digestão.

De acordo com a pediatra Marília Bastos, ao longo da evolução os seres humanos foram adaptando leite na alimentação, porém, algumas organismos não acompanharam essa evolução alimentar e apresentam intolerância à proteína do leite, chamada de lactose. Aproximadamente 25% da população mundial tem esse problema, mas não sabe, porque os sintomas são parecidos com uma má digestão, por exemplo.

Dores abdominais, aumento na produção de gases e diarréias, que aparecem logo após o consumo de leite ou de algum derivado, são indícios de intolerância. Nesse caso, um simples exame de sangue que mede a quantidade de glicose, após a ingestão de leite aponta o problema. A intolerância não tem cura e o tratamento principal aos sintomas é o não consumo de leite animal. Atualmente já existe um medicamento que pode ser tomado antes das refeições que contenham leite e derivados. Esse remédio diminui os efeitos da intolerância porque contém a lactase que não é produzida no intestino de quem sofre dessa deficiência.

Outro problema relacionado ao consumo de leite animal é a alergia provocada em algumas crianças. Por causa da sua formação molecular diferente, o leite de vaca, presente na alimentação infantil, pode causar reações alérgicas graves. Em alguns casos raros o consumo provoca a morte da criança.

Como o sistema imunológico da criança evolui com o passar dos anos, a expectativa é que a alergia ao leite, com o tempo perca a intensidade. Diferentemente da intolerância, existe aí a possibilidade de cura. Para a alergia não existe tratamento com remédios e a criança só deve ser alimentada com o leite da mãe.

Nenhum comentário: