sábado, 10 de novembro de 2007

Associações: uma forma de apoio ao doente

Por Luciana Mandler


As Associações foram criadas para orientar e dar suporte à seus associados. A Associação de Celíacos do Brasil - Sessão Rio Grande do Sul, existe há 16 anos e foi fundada por uma médica que junto a outros pais se mobilizaram pelo fato de ter em comum filhos celíacos. É uma entidade sem fins lucrativos. Estão cadastrados 1000 pessoas no Brasil e no Rio Grande do Sul aproximadamente 70 pessoas fazem parte. A associação conta com reuniões e encontros com seus associados, para fazer da doença, para tirar dúvidas, para dar assistência. Mas ela não foi criada apenas para celíacos, mas também para pessoas com intolerância a lactose. Assim, os encontros são debatidos com vários temas, vários enfoques e há profissionais de várias áreas disponiveis para dar assessoramento. Além de fazer encontros, há também caminhadas para conscientizar as pessoas de que a doneça existe e pode estar em qualquer um. A Associação de celíacos tem um site, onde pode-se buscar toda e qualquer informação, basta acessar www.acelbra-rs.org.br, além do site a Associação tem um informativo que sai uma vez por ano, o Viva Sem Glúten, ele foi criado para que as pessoas que não tem acesso direto a associação, possa estar informado e recebendo em casa todas as receitas e dicas.


Já a Associação de diabéticos de Santa Cruz do Sul, a ARAD, existe há 2 anos e também foi criada por um pai que tinha a filha com a doença. Para que tanto sua filha, como outros portadores da doença tivessem acesso a material como insulina, fitinha, Jonas Vedoy resolveu ir além e fundar a associação. Os encontros são 3 vezes por ano, é feia caminhadas e todos os portadores de diabetes tem suporte e orientação para saber coom adquirir material, sem que precise gastar. A associação faz o encaminhamento par o SUS, para que então os diabéticos possam desfrutar do material e ter uma vida normal. Além da Associação, há um grupo de apoio ao diabético no SUS, que faz palestras com nutricionistas e médicos para que as pessoas possam saber lidar com a alimentação e tenham orientação correta e então levar uma vida saudável e que possam controlar sua diabetes.

Um comentário:

Fabiana Piccinin disse...

Pessoal: Estou impressionada com minha descoberta. Vocês têm um blog sobre a dsiciplina! Que tudo de bom! E ainda com qualidade! O blog está muito legal. Vocês estão muito atenados à tendência contemporânea que é de convergência de mídias e além disso fizeram a experiência de forma autônoma. Meus parabéns. Vamos falar sobre isso na aula. Um beijo a todos.